O Que É PermaTecnoYoga? – versão 2.0 de 12 de abril de 2012

Arte e Cultura Curtivando um mundo Semgrotóx

Perma-tecno-yoga é um processo educador proposto pela ONG Caminho das Águas que visa o “pesquisar-aprender-agir” baseado em conceitos e práticas de permacultura a partir de uma abordagem ao mesmo tempo interativa (informação + tecnologias compartilhadas) e holística-amadora (espiritualmente integrada com o todo a partir dos conhecimentos espirituais básicos e dinâmicos dos participantes).

Elencamos a seguir uma série de argumentos para reflexão sobre “O Que É PermaTecnoYoga?” e em todos os outros processos que participamos:

  1. A permacultura busca planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, websites, servidores, aldeias, casas, escolas e comunidades) de modo a torná-los ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e economicamente viáveis.
  2. O desenvolvimento de tecnologias e linguagens que tornam a informação legível na mente coletiva é o principal propósito de uma interação tecnológica entre humanos e máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001).
  3. A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), arquiteturas de meta-dados, estruturas robustas e relativamente baratas como cloud computing, assistentes cognitivos, agentes computacionais (!) que entre outras favorecerá o aparecimento de serviços Web que ampliarão as capacidades de ubiquidade, interoperabilidade e cooperação.
  4. Suportando uma dinâmica evolucionaria em meio as plataformas digitais destacamos a utilização de softwares livres pois permitem o desenvolvimento de portais web e comunidades virtuais por meio dos elementos básicos da linguagem de marcação HTML5, estilos CSS 3.0 e conceitos de web semântica.
  5. A cultura da permanência e os exercícios experienciais de yoga são baseados na utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades na construção de um futuro sustentável.
  6. A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, conhecimentos e pessoas em um ambiente produtivo, com estética inspirada na natureza (biomimetismo) e na harmonia da paz.
  7. Pode se dizer que os três aspectos principais desta cultura são: Cuidado com Gaia, Cuidado com as Pessoas e Compartilhamento dos excedentes. Agora estamos em busca de registros, referências e caminhos para ir além da descoberta.
  8. Acreditamos na bomba-fluzz e nos mumis.
Deixe uma resposta

Shopping cart

0

Nenhum produto no carrinho.