Permacultura + Tecnologia + Yoga = abundância
Mitotes
Notifications
Clear all

A Antropologia e a Cibernética em comunidades virtuais


Carlos Diego
Posts: 56
Rebelde
Topic starter
(@diego)
Natural
Entrou: 6 anos atrás

A @vivianneamaral compartilhou um vídeo interessante para estudar as dinâmicas antropológicas de grupos virtuais em tempos modernos.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=PKHtLlVKcLU

 

Vamos procurar textos em português dos cientistas citados e aprimorar nossas leituras rs

Seguimos!

2 Respostas
Carlos Diego
Posts: 56
Rebelde
Topic starter
(@diego)
Natural
Entrou: 6 anos atrás

Uma das autoras citadas é a Mary Douglas. Um livro muito bacana da Mary Douglas é o Pureza e Perigo, trata da pureza e da poluição. Olha só o primeiro parágrafo:

 

"O meu interesse pelas atitudes humanas face à poluição deve-se ao Professor Srinivas e ao falecido Franz Steiner. Estes dois homens, um brâmane o outro judeu, tentaram ao longo da sua vida abordar os problemas de pureza ritual. Estou-lhes grata por me terem sensibilizado para os sinais de separação, de classificação e de pureza. Encontreime depois a fazer trabalho de campo junto de um povo congolês extremamente preocupado com a idéia de poluição e aí foi então que descobri em mim própria uma reserva face a explicações parciais. Considero parciais quaisquer explicações da poluição ritual que se limitem a um só tipo de impureza ou a um só contexto. Devo muito à origem desta reserva que me obrigou a abordar o problema de maneira sistemática: nenhum conjunto particular de símbolos classificatórios pode ser entendido igualmente; para os compreender, há que relacioná-los com a estrutura total de classificações da cultura em questão"

 

O pdf dele está aqui, onde armazenamos textos de Etnologia ou Antropologias

Link de PDFs de Etnologia: https://dados.aguas.ml/s/eoEjkc3ycCFEBAK

Responder
Posts: 7
Rebelde
(@vivianneamaral)
Ativista
Entrou: 6 anos atrás

è uma análise do uso das mídias e plataformas pela direita. 

Responder
Posts: 3
Rebelde Participante
(@hubvital)
Rebelde
Entrou: 1 ano atrás

Bom essa coisa de tomar os parâmetros de construção para em análise avaliar a viabilidade em outros cenários, e em outra realidade confrontar os princípios constituintes. Só assim se descobre as inconsistências e sai do discurso da história única.

Responder
Compartilhar: