A @vivianneamaral compartilhou um vídeo interessante para estudar as dinâmicas antropológicas de grupos virtuais em tempos modernos.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=PKHtLlVKcLU
Vamos procurar textos em português dos cientistas citados e aprimorar nossas leituras rs
Seguimos!
Uma das autoras citadas é a Mary Douglas. Um livro muito bacana da Mary Douglas é o Pureza e Perigo, trata da pureza e da poluição. Olha só o primeiro parágrafo:
"O meu interesse pelas atitudes humanas face à poluição deve-se ao Professor Srinivas e ao falecido Franz Steiner. Estes dois homens, um brâmane o outro judeu, tentaram ao longo da sua vida abordar os problemas de pureza ritual. Estou-lhes grata por me terem sensibilizado para os sinais de separação, de classificação e de pureza. Encontreime depois a fazer trabalho de campo junto de um povo congolês extremamente preocupado com a idéia de poluição e aí foi então que descobri em mim própria uma reserva face a explicações parciais. Considero parciais quaisquer explicações da poluição ritual que se limitem a um só tipo de impureza ou a um só contexto. Devo muito à origem desta reserva que me obrigou a abordar o problema de maneira sistemática: nenhum conjunto particular de símbolos classificatórios pode ser entendido igualmente; para os compreender, há que relacioná-los com a estrutura total de classificações da cultura em questão"
O pdf dele está aqui, onde armazenamos textos de Etnologia ou Antropologias
Link de PDFs de Etnologia: https://dados.aguas.ml/s/eoEjkc3ycCFEBAK
è uma análise do uso das mídias e plataformas pela direita.
Bom essa coisa de tomar os parâmetros de construção para em análise avaliar a viabilidade em outros cenários, e em outra realidade confrontar os princípios constituintes. Só assim se descobre as inconsistências e sai do discurso da história única.