Permacultura + Tecnologia + Yoga = abundância
Mitotes
Como andam as Práti...
 
Notifications
Clear all

Como andam as Práticas Respiratórias!? Saca a Dica

3 Posts
3 Usuários
0 Reactions
1,385 Visualizações
Posts: 9
(@jose-mario-delboux-bernardino)
Membro
Entrou: 10 anos atrás

Salve! é tão bom respirar que é dificil de parar em! rs


A respiração alem de dar um gás no fluxo organico
organiza o emocional.

Tento respeitar o ciclo da iiiiinpiração   1  2  3 Retenção       Expiração    .... 
Repetindo mentalmente e tomando consciencia INSPIRANDO ... Expirando 

Tornando o quanto mais lento possa... expandindo corpo  e consciencia...

Com carinho e amor principalmente consigo mesmo .. 

segue trecho do assunto - 

Respiração e Ritmo influenciam estado de humor

Entre as várias técnicas do yôga, os exercícios respiratórios (Pránayáma) parecem ser os que exercem maior influência nos estados de humor, justamente pela notória relação das emoções com a respiração. A regulação respiratória depende de uma série de mecanismos involuntários, podendo ser realizada sem a interferência do controle voluntário. Assim, as características da respiração se ajustam de acordo com as emoções. Entretanto, é possível alterar voluntariamente seu ritmo, freqüência e profundidade. As técnicas respiratórias orientam justamente esse controle voluntário, exercendo influência em mecanismos involuntários que regulam a respiração e o sistema cardiovascular, podendo modular a interação entre sistema nervoso simpático e parassimpático e, conseqüentemente, o eixo HPHPA. Esses exercícios ativam o sistema nervoso autônomo com a finalidade de inibir o sistema simpático e estimular o sistema parassimpático.

Com a prática dos exercícios propostos pelo yôga, os quimiorreceptores sensíveis à elevação de CO2, localizados no centro respiratório do cérebro (no tronco cerebral), começam a responder menos a esse aumento durante a expiração, de modo que o indivíduo consegue expirar mais prolongadamente, reduzindo a freqüência cardíaca. As técnicas têm como finalidade prolongar a expiração e valorizar a retenção de ar. Esse princípio conduz a um treinamento tão forte do SNA que ocorre um aumento das variações da freqüência cardíaca, mesmo quando o indivíduo não está praticando, pois o padrão respiratório involuntário é profundamente alterado. Essas pesquisas talvez expliquem por que os praticantes de ioga sejam menos propensos a desenvolver transtornos de ansiedade e de humor e respondam melhor às alterações emocionais negativas

2 Respostas
Posts: 9
(@jose-mario-delboux-bernardino)
Membro
Entrou: 10 anos atrás
A prática milenar, desenvolvida há mais de três mil anos, pelos indianos, atua no sistema nervoso central, reduzindo o stress e favorecendo a cognição
por Camila Ferreira Vorkapic

-

Camila Ferreira Vorkapic é pesquisadora, doutoranda no Laboratório de Neuroanatomia Comparada no Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e praticante de Swásthya Yôga.

Responder
Carlos Diego
Posts: 57
(@diego)
Bora
Entrou: 9 anos atrás

Massa José!

Aquele livro que tô lendo (Secrets of Simplicity - learn to live better with less / Mary Carlomagno) trata um capitulo sobre a respiração pranayama como um dos métodos possíveis e simples de enfrentar desafios de concentração, de Foco. Mas primeiro ela cuida do ambiente, deixando ele bem livre de desordens para depois conectar pessoa com atos que também influenciam no ambiente, na regulação de processos internos junto com os externos, etc.
Responder
Posts: 6
(@cristianoandreazza)
Membro
Entrou: 10 anos atrás

só me dou conta do quanto respiro mal quando ouço os áudios dos vídeos que gravo... ofegante pakas

Responder
Compartilhar: